This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Reescrevendo a nossa história: o futuro é agora!
29/11/2023 às 17:02
• 4 minutos de leitura
Durante todo o mês de novembro, o grupo de Afinidades e Aliados: Etnia, realizou uma campanha interna para celebrarmos a diversidade e promovermos a conscientização sobre temas raciais, através de algumas ações.
O mês de novembro tem um simbolismo muito forte para a causa, e inspirados no Dia da Consciência Negra lançamos uma campanha interna, focada em trazer letramento e conscientização: A temática central é o negro na liderança, uma vez que o Brasil e em toda parte, temos marcada a ausência destas pessoas em cargos de liderança por todo histórico de escravidão e o pós escravidão. Recentemente iniciamos o nosso primeiro Programa de Mentoria, dessa forma, entendemos que é fundamental letrar toda a companhia sobre a necessidade da ação e sua importância. Queremos despertar no público interno e externo, o interesse pela temática, bem como tornar-se aliado à causa, com isso, realizamos algumas ações e ativações durante todo o mês
Caminhada São Paulo Negra
Iniciamos a jornada com a “Caminhada São Paulo Negra – Guia Negro”, um evento que nos levou a uma emocionante jornada pelos lugares históricos do movimento negro em São Paulo. Todos(as) os(as) colaboradores(as) poderiam se inscrever. Fomos guiados pela expertise da Plataforma Afroturística Guianegro, exploramos 10 pontos, desde a Praça da Liberdade até o Largo do Paissandu. Uma oportunidade única de mergulhar nas histórias que moldaram a cultura negra, seguida por um almoço em um restaurante com comidas típicas africanas.
Rodas de conversa em SP, Pederneiras e Sorocaba
Essa ação consistiu em “Rodas de Conversa” realizadas em São Paulo, Pederneiras e Sorocaba, lideradas por membros engajados do nosso Pilar de Etnia. Esses momentos de diálogo foram dedicados a pessoas autodeclaradas pretas e pardas, criando espaços de troca e reflexão sobre a importância da representatividade.
Rodas de conversa em SP, Pederneiras e Sorocaba
Em nossas unidades, inserimos totens de mesa lembrando a todos da importância do mês, acompanhadas de sugestões de filmes, livros e podcasts que enriquecem a compreensão da cultura negra. A conscientização é fortalecida quando presente no nosso cotidiano.
Comunicações disparadas nos canais de comunicação interna
No âmbito da comunicação interna, dedicamos esforços para disseminar a temática racial entre nossos colaboradores. Por meio de comunicados, buscamos não apenas letrar, mas também promover uma profunda conscientização sobre o tema.
Manhã AB Black – Celebrando a Consciência Negra
Encerramos a campanha no dia 30/11, com a “Manhã AB Black”, uma celebração ao Dia da Consciência Negra. Palestras inspiradoras sendo uma do nosso próprio colaborador Júlio Lisboa, falando sobre Representatividade e a dificuldade para alcançá-las. E outra da convidada especial Danielle Marques, fundadora do projeto “Do Silêncio ao Silício”, e vencedora do prêmio Geração Glamour na categoria “Elas no Tech”, falando sobre a Trajetória Profissional/Diversidade e Inclusão na prática.
Novembro não foi apenas um mês de celebração, mas um período de intensificação dos esforços em direção à construção de um futuro mais inclusivo e consciente. À medida que nos despedimos deste mês especial, reafirmamos nosso compromisso contínuo com a conscientização e a promoção da igualdade. A mudança é constante, e cada passo que damos fortalece a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos nós.
Agradecemos a todos(as) que participaram, colaboradores(as), parceiros(as) e palestrantes, por fazerem desta campanha não apenas uma iniciativa, mas um marco em nossa jornada rumo à verdadeira representatividade e diversidade. O futuro é agora, e juntos estamos moldando uma narrativa onde cada voz é ouvida, cada história é valorizada, e cada passo nos aproxima de um mundo onde a igualdade é a norma.
Categorias
- Colaboradores
- Social